sábado, 24 de março de 2012

Lúcidia Batista: A mulher por trás da política



















O Blog Lucta Social traz a Ex – Primeira Dama de Juruti Lúcidia Batista para uma entrevista exclusiva. Lúcidia é um grande exemplo de mulher e figura política, daqueles que nos fazem ter orgulho de ser brasileiros! Em quase 30 anos de vida pública, Lúcidia ganhou reconhecimento dentro e fora do Estado do Pará pela defesa da ética e da moralização na política.

Lúcidia nos recebeu na casa do seu primogênito, Isaias Batista Neto em Santarém, durante um almoço, entre um compromisso e outro de sua agenda lotadíssima. Mesmo com o tempo corrido, Lúcidia esbanjou simplicidade e simpatia ao aborda temas como a participação da mulher no cenário político Brasileiro. “Estou em Santarém para participar de um encontro que meu partido está realizando para discutir o posicionamento da mulher na política”, disse Lúcidia Batista.

Lucta Social - Como à senhora vê a eleição da Presidente Dilma Rousseff (PT), a primeira presidente mulher do país?

Lúcidia – O machismo vem se arrastando pelos tempos como uma forma vergonhosa de dominação, autoritarismo. O século 20 representou um momento de profundas mudanças neste panorama, pois a mulher passou a conquistar, de forma mais organizada, seus espaços na sociedade. Nesta primeira década do século 21, sobretudo nas culturas ocidentais, temos visto uma projeção cada vez maior da mulher na política, conquistando postos importantes pelo mundo. A eleição de Dilma Rousseff, sob esse ponto de vista, nos traz o tom emblemático e positivo de avanço, modernidade, conquista de direitos. É importante lembrar que meu partido é base de sustentação do Governo da Presidente.

Lucta Social - A Dilma poderá servir como um estímulo para outras mulheres tentarem carreira na política?

Lúcidia Batista – Creio que ela pode ter bastante influência sobre esse ponto. Assim como o próprio fato de a Marina Silva ter ficado em terceiro lugar na eleição presidencial, também foi bastante representativo. Heloisa Helena do PSOL também é um exemplo de mulher combativa que luta pela aquilo que acredita. No meu partido temos vários exemplos de mulheres inseridas na política, um exemplo é minha amiga Federal Elcione Barbaho. Se as mulheres podem ser executivas de sucesso, artistas talentosas, trabalhadoras habilidosas ou intelectuais brilhantes, por que não serem governantes ou legisladoras igualmente competentes? Esse pensamento está se consolidando cada vez mais junto ao eleitor. Mas, é óbvio que ainda há um grande caminho a ser percorrido, a ser conquistado paulatinamente. Se assim não fosse, o percentual de mulheres eleitas não seria tão menor do que o dos homens.

Lucta Social - A maioria de homens em cargos públicos se deve a uma tradição patriarcal na nossa política?

Lúcidia Batista – Sim, nossa história política, de maneira geral, está ligada ao coronelismo e a uma exclusão da mulher frente ao voto. Mas, hoje, a mulher tem estado presente nas filiações partidárias, ocupando cargos públicos e atuando para ampliar seu espaço de maneira bastante competente. O processo de conquista foi deflagrado. Agora é continuar a caminhada para diminuir a desigualdade.

Lucta Social - O que é uma mulher no poder? Muda o jeito de governar?

Lúcidia Batista – A mulher tem um olhar mais humano e prático sobre as questões que a cercam, o que pode fazer uma grande diferença na hora de exercer um mandato. Elas representam um avanço imenso tanto para a democracia, quanto para a diminuição das desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário