terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AGENDA POSITIVA DA ALCOA ESTÁ EM PRATICA


promover a melhoria da qualidade de vida a partir de investimentos em infraestrutura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti e em acordo com a comunidade, a Alcoa elaborou e implantou a Agenda Positiva. Com investimento de R$ 50 milhões, o pacote de ações contempla as áreas de infraestrutura rural e urbana, saúde, educação, cultura, meio ambiente, segurança pública e assistência social. É um conjunto de ações voluntárias da Companhia, acordadas diretamente com a comunidade, a partir das audiências públicas que resultaram no licenciamento de implantação da Mina de Juruti.
Saúde – Foram construídas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Palmeiras e Maracanã, além de Unidades Mistas na Vila Muirapinima ou Juruti Velho, bem como na Vila Tabatinga. Todas as unidades assistenciais de saúde construídas ou reformadas foram mobiliadas, instrumentadas e equipadas com tecnologias médicas. Atualmente, também está em andamento a construção do Hospital Comunitário de Juruti, que será referência no atendimento de média e alta complexidade.
Segurança e Justiça – Pela Segurança e Justiça foi reformada e ampliada a Delegacia de Polícia Civil do município e construído o alojamento da Polícia Militar. Para melhoria dos aspectos da Segurança no Trânsito, foi definida uma rota de circulação para os veículos do empreendimento no centro da cidade, reduzindo o fluxo do trânsito nas vias mais movimentadas. Foi construído também o Complexo Judiciário de Juruti, com Fórum e três casas oficiais para juiz, promotor e defensor público.

Educação e Cultura – Foi repassado recurso para a Prefeitura Municipal para construção de 16 novas salas de aula em escolas públicas, obras que estão atualmente em andamento. Para 2010, está prevista na Agenda Positiva a construção da Casa da Cultura de Juruti, que abrigará exposições, oficinas culturais, eventos e também o patrimônio arqueológico municipal.

Infraestrutura Urbana e Rural – Na zona rural, entre as obras concluídas se destacam as melhorias ou aberturas de acessos à região do Lago Preto, vicinal do Cipó, vicinal do Socó II, estrada de 17 km até a comunidade Batata, além das pontes do Rio Branco e do igarapé Santo Antônio. Parte das rodovias PA-257, PA-192 e PA-260 – que dão acesso à área de Beneficiamento da Mina de Juruti – foram asfaltadas, totalizando 55 km de estrada em ótimo estado, melhorando o tráfego de comunitários da região de planalto do município.Na zona urbana de Juruti, destaque para a contribuição na elaboração do Plano Diretor Participativo do município. Foi construído ainda um microssistema de abastecimento de água no bairro do Bom Pastor, que também recebeu trabalhos de drenagem. Poços profundos foram perfurados no bairro Santa Rita, São Marcos e no centro de Juruti, para fornecimento de água aos habitantes e dois caminhões compactadores de lixo foram doados à Prefeitura.Lista completa de ações da Agenda Positiva.

Saúde ; Construção de um hospital referência no atendimento de média e altacomplexidade;• Reforma e ampliação do Hospital Municipal “Francisco Barros”, onde vaifuncionar uma unidade mista, um Centro de Atendimento Médico-Ambulatoriale uma Unidade de Internação Materno-Infantil.• Todas as unidades assistenciais de saúde construídas, ampliadas e / ou reformadas foram mobiliadas, instrumentadas e equipadas com tecnologias médicas;• Construção de Unidade Mista de Saúde na Vila de Tabatinga;• Construção e instrumentação de Unidade Mista de Saúde na Vila Muirapinimaou Juruti Velho;• Unidade Básica de Saúde dos bairros Palmeira e Maracanã;• Assinatura de convênio para atendimento médico no município de Juruti;• Construção de laboratório na Secretaria Municipal de Saúde para pesquisasdo Instituto Evandro Chagas.• Convênio para apoio à farmácia básica e reforço na equipe dos profissionaisda área de saúde do município (término em 31/12/2008).
Educação Construção de escola definitiva do Senai;• Construção de dezesseis salas de aula para escolas municipais;• Escola de Ensino Fundamental no Bairro Maracanã – Centro de FormaçãoTécnica.Assistência Social• Construção de estruturas adequadas da sede do Programa de Erradicaçãodo Trabalho Infantil (PETI) e manutenção das atividades



Segurança• Construção de Complexo Judiciário (Comarca já instalada, incluindo Defensoria);• Ampliação e adequação da Delegacia de Polícia Civil de Juruti;• Construção de alojamento da Polícia Militar;•

Nenhum comentário:

Postar um comentário