terça-feira, 29 de setembro de 2009

DIZEM POR AI...

Que Almir Gabriel está tentando uma manobra quase secreta para tomar conta do PSDB. A história que corre é a de que ele visitou líderes nacionais da legenda mostrando uma pesquisa encomendada por ele, em que aparece melhor que Simão e Mário Couto e, que com este documento tenta colocar sua cabeça pra fora, novamente.

Jader Barbalho
No sábado pela manhã Jader era só sorriso. Dizem que ficou feliz depois que Carlos Xavier da Faepa mostrou ao deputado o resultado de uma pesquisa para o Governo que a Federação encomendou à Farani Consultoria de Salvador.

3 comentários:

  1. belém é Jader..Juruti é Jader...pará é jader

    ResponderExcluir
  2. GALINHA
    Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o homem sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também tem utilizações industriais. É um dos mais simbólicos, e é o mais vulgar, já que qualquer pessoa pode ter uma galinha num espaço reduzido, ou mesmo num quintal.Existem muitas raças de galinhas, sendo que talvez as mais conhecidas dos povos é a cocoricó. As galinhas vivem num espaço a que se chama galinheiro. Aqui existem, por regra, os comedouros e bebedouros, a zona de postura, e uma parte mais reservada, com poleiros dispostos por vários patamares, onde dormem.
    Depois da refeição da manhã, normalmente milho e farinhas, passam o resto do dia a esgravatar e comer tudo o que apanham na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos e migalhas.

    Durante os períodos de calor, ficam à sombra, de asas e bico aberto para manter a sua temperatura o mais constante possível.
    Quando chega a hora da postura, dirigem-se ao local que o criador escolheu e onde criou ninhos em palha para esse fim, e depositam o seu ovo, cantando logo após a postura, para chamar a atenção sobre o seu acto.
    Se, eventualmente, não houver um sítio pré definido, vão escolher um local para pôr o primeiro ovo, e a partir daí vão sempre fazer a postura no mesmo sítio. galo é o protagonista da manhã. Ao raiar do dia, canta para acordar todos os outros animais e pessoas que vivem do campo. Ao final da tarde, é o primeiro a recolher, para que as galinhas também o façam. Sempre de acordo com a hierarquia, que aqui quem manda é o galo! Quando o mau tempo está a chegar, as galinhas são as primeiras a recolher, indicando ao dono que o tempo está rapidamente a mudar e que é melhor abrigar os outros animais.
    Utilização
    Os ovos são uma mais valia para o criador. Reunidos, são depois vendidos nos mercados, para as mais diversas utilizações culinárias, que vão desde os bolos ao ovo que acompanha os bifes.

    Para carne, são normalmente usados os machos jovens, já que, por norma, em cada galinheiro só há um galo. Havendo outros, vão lutar permanentemente pelo domínio do galinheiro.

    Reprodução
    Ciclicamente, as galinhas entram em fase de choco, começando a reunir os seus ovos e, se possível, puxando ainda, com o bico, alguns que não sejam seus, já que o facto de a galinha pôr os ovos não implica que esteja em fase de os chocar e, normalmente, feita a postura, as galinhas voltam ao seu dia a dia.
    As galinhas chocam tantos ovos quantos couberem debaixo do seu corpo, não têm que ser necessariamente seus e a galinha não destingue os que são seus e os que não o são, criando todas as crias que nascerem.

    O tempo de incubação são 21 dias, começando então a nascer os pintos, que vão partindo a casca com o seu bico.

    Como são aves, os pintos, poucas horas após o seu nascimento, já andam atrás da mãe a debicar e comer tudo o que apanharem no chão, têm que o fazer para se alimentar.

    Longevidade
    As galinhas podem viver cerca de 15 anos

    Galinha sabida. Mas ela sabe também que tudo nessa vida tem um inicio e um fim. tem uma validade. Concerteza as galinhas não tem a mesma visão das águias. Olho nesse galinheiro

    ResponderExcluir
  3. Parece que vc conhece muito bem do assunto: Galinhas!

    ResponderExcluir